1.
TEMA
Jornal estudantil
2.
TITULO
STUDENTEEN: O JORNAL DO
JOVEM ESTUDANTE DA ESCOLA JULIETA
3.
DESCRIÇÃO
DO PROBLEMA
O Mundo em que vivemos
está em constante transformação, e nós enquanto seres humanos precisamos
acompanhar tais acontecimentos. Pois vivemos entre os mais diversos meios de
comunicação que exigem uma interpretação correta, muitas vezes rápida e concisa
de determinada situação.
E assim ciente da
necessidade que a habilidade da escrita bem como da leitura é de irrevogável
importância no currículo escolar e muitos jovens não são motivados a ler e
escrever, devido a diferentes fatores, tal projeto traz contribuições
significativas que deverão tornar o momento da escrita e da leitura um momento
agradável, vindo a tornar-se um hábito, com a criação coletiva entre a turma e
professoras de um jornal estudantil, aliando leitura e escrita com o
conhecimento e utilização das tecnologias disponíveis na escola.
Como a tecnologia
disponível na escola pode auxiliar o professor em sala de aula ?
4.
OBJETIVOS
4.1 Geral
Produzir o jornal na escola, com o
intuito de aprimorar as habilidades de leitura e escrita, através da utilização
das tecnologias dispostas na escola.
Como também promoção de discussões acerca da realidade e
o enriquecimento do universo cultural e educacional do aluno e/ou participante.
4.2
Específicos
·
Utilizar das Tecnologias de Informação
para produzir e disponibilizar produções dos alunos, através de diferentes mídias.
·
Estimular a aprendizagem voltada para a
busca, análise e tratamento de informação.
·
Ler e interpretar textos dos jornais
impressos e on line para refletir sobre
os acontecimentos da atualidade.
·
Sensibilizar os alunos quanto à
importância de escrever corretamente de forma concisa os mais diversos textos.
·
Produção de jogos para auxiliar na
aprendizagem e assimilação de conteúdos das diversas disciplinas trabalhadas na
escola.
5.
QUESTÕES
DE PESQUISA
A busca dos objetivos
será norteada pelas seguintes questões
·
Sua família costuma ler jornal
·
Você conhece as partes de um jornal (
colunas)
·
Como é possível produzir um jornal na
escola com o auxilio das tecnologias
·
Qual coluna mais lhe agradariam em
escrever
6.
JUSTIFICATIVA
Diante
das mudanças que estão acontecendo de diversificadas formas, sejam na escrita
com a reforma ortográfica, na leitura, nos fatos cotidianos que estamos
expostos a todo o momento na política ou economia do país, na incorporação
de novas mídias tecnológicas, entre
outros, exige-se novas competências do trabalhador, para que consiga passar
para o educando tal aprendizado.
7.
FUNDAMENTAÇÃO
TEÓRICA
Vivemos em meio a
constantes transformações as quais sugere-se que o profissional pense em uma
aprendizagem baseada no processo de ação –reflexão- ação, para conquistar
objetivos significativos no processo de ensino-aprendizagem.
E assim é perceptível a importância do conhecimento
que o professor deve possuir sobre a realidade em que se encontra a escola,
para que assim, possa melhorar de forma significativa sua metodologia de ensino
e contribuir de forma efetiva e continuada para o processo de ensino-
aprendizagem. De forma que o professor favorece a autonomia do seu aluno, e o
trabalho em grupo estimula o confronto de ideias que favorece toda a turma. O
“agir” é o verdadeiro estimulador da aprendizagem, que propõe desafios,
interroga debates, arquiteta problemas e estimula os alunos a pesquisar para
descobrir. O profissional que ensina não é mais visto como proprietário do
saber e detentor do conhecimento, mas como personagem crítico na proposição de
desafios e encaminhamento de processos de procura, sabendo sempre que “ninguém
ignora tudo, e ninguém sabe de tudo”.
E
para complementar Luck (1990, p. 15) esclarece:
A concepção de
que o professor é a figura chave na escola e de que na sua pessoa está centrada
a possibilidade de eficácia do processo educativo é veiculada por vários dos
seus analistas [...] Em síntese, a eficácia do processo educativo centra-se no
professor: seus conhecimentos, suas habilidades e suas atitudes em relação ao
aluno a quem deve motivar.
Assim,
cabe ao profissional à eficácia do conhecimento que será adquirido pelo aluno,
como também é importante para isso, conhecer as condições sociais,
organizacionais, administrativas, didático-pedagógica da escola, como também
dos recursos oferecidos, para que desta forma o professor possa estar
capacitado a contribuir ou transformar as condições já existentes.
Uma escola bem organizada e gerida é aquela
que cria e assegura as melhores condições organizacionais, operacionais e
pedagógico-didáticas de desempenho profissional de professores, de modo que
seus alunos tenham efetivas possibilidades de serem bem sucedidos em suas
aprendizagens. (LIBÂNEO, 2001 p. 94).
Portanto, uma escola
bem organizada também contribui efetivamente no processo de ensino-aprendizagem
de seus alunos, pois muito além de ideias inovadoras e diversificados métodos,
o profissional precisa do total apoio que a instituição possa lhe oferecer,
para melhorar de forma significativa a aprendizagem de seus alunos. Uma vez que
os estudantes passaram a ser agentes ativos no processo de aprendizagem através
de seu interesse, suas experiências e descobertas, desafiando o professor a
inovar suas técnicas de ensino.
E é através de tais
descobertas, de um mundo, a cada dia mais conectado com a globalização, que o
profissional deve buscar ferramentas, que venham a contribuir no
ensino-aprendizagem. Sejam elas de qualquer disciplina o profissional de cada
área precisa interagir com seus alunos, usando dos recursos tecnológicos que
estiverem disponíveis na escola a fim de obter resultados significativos.
Conforme artigo da revista Isto É, p 66: “Essa invasão das tecnologias
da informação e da comunicação está revolucionando a maneira de ensinar e
aprender.” Sendo assim, é perceptível o quanto as tecnologias estão
transformando os meios de ensinar e aprender.
Então devido as inevitáveis mudanças que estão surgindo, deve-se usar os
recursos de forma diversificada, utilizando o lúdico no processo de
ensino-aprendizagem,para que assim a apropriação e abstração dos conteúdos
aconteça, dando condições para que os envolvidos no processo educacional se
sintam instigados na criação de atividades
interativas que possam servir como auxilio no momento de estudar.
E então ciente da necessidade que a habilidade da escrita bem como da
leitura é de irrevogável importância no currículo escolar e muitos jovens não
são motivados a ler e escrever, devido a diferentes fatores, tal projeto traz
contribuições significativas que deverão tornar o momento da escrita e da
leitura um momento agradável, vindo a tornar-se um hábito, com a criação
coletiva entre a turma e professoras de um jornal estudantil, aliando leitura e
escrita com o conhecimento e utilização das tecnologias disponíveis na escola.
Utilizando de todos os recursos possíveis, para realizar e ampliar o projeto
proposto com fotos, vídeos, gravações, depoimentos entre outros que virão a ser
divulgados via on line no blog para
que toda a comunidade escolar possa visualizar o trabalho dos alunos. Como
também, poderão acompanhar o desempenho de seus filhos e de tudo que acontece
na escola. E ainda deverá ser divulgado de maneira impressa no mural da
instituição para que todos consigam observar e interagir com o jornal
estudantil.
Ou seja, através de tal atividade o aluno
passará a ler para escrever e consequentemente deve escrever sobre o que leu e
assim o presente projeto visa a superar o baixo
rendimento dos alunos, a partir da melhoria da leitura e da escrita, bem como
estimular a expressão oral e produção textual. As matérias publicadas incluem
tipos e gêneros textuais diferentes, presentes no convívio social e na vida do
aluno: artigos de opinião, poesias, notícias, concursos, acrósticos, charges,
dicas (saúde, esporte, trabalho, vivências), recados, bilhetes, cartas, fotos,
dicas, crônicas, contos, diários, receitas, entrevistas, histórias em
quadrinhos, resenhas (livros, filmes), adivinhações, charadas, desafios que
envolvam diversas áreas do conhecimento, entre outros.
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