Projeto

1.                  TEMA
Jornal estudantil

2.                  TITULO

STUDENTEEN: O JORNAL DO JOVEM ESTUDANTE DA ESCOLA JULIETA

3.                  DESCRIÇÃO DO PROBLEMA
O Mundo em que vivemos está em constante transformação, e nós enquanto seres humanos precisamos acompanhar tais acontecimentos. Pois vivemos entre os mais diversos meios de comunicação que exigem uma interpretação correta, muitas vezes rápida e concisa de determinada situação.
E assim ciente da necessidade que a habilidade da escrita bem como da leitura é de irrevogável importância no currículo escolar e muitos jovens não são motivados a ler e escrever, devido a diferentes fatores, tal projeto traz contribuições significativas que deverão tornar o momento da escrita e da leitura um momento agradável, vindo a tornar-se um hábito, com a criação coletiva entre a turma e professoras de um jornal estudantil, aliando leitura e escrita com o conhecimento e utilização das tecnologias disponíveis na escola.
Como a tecnologia disponível na escola pode auxiliar o professor em sala de aula ?

4.                  OBJETIVOS

4.1  Geral
Produzir o jornal na escola, com o intuito de aprimorar as habilidades de leitura e escrita, através da utilização das tecnologias dispostas na escola.
Como também  promoção de discussões acerca da realidade e o enriquecimento do universo cultural e educacional do aluno e/ou participante.

4.2              Específicos
·           Utilizar das Tecnologias de Informação para produzir e disponibilizar produções dos alunos, através de diferentes mídias.
·           Estimular a aprendizagem voltada para a busca, análise e tratamento de informação.
·           Ler e interpretar textos dos jornais impressos e on line  para refletir sobre os acontecimentos da atualidade.
·           Sensibilizar os alunos quanto à importância de escrever corretamente de forma concisa os mais diversos textos.
·           Produção de jogos para auxiliar na aprendizagem e assimilação de conteúdos das diversas disciplinas trabalhadas na escola.

5.        QUESTÕES DE PESQUISA

A busca dos objetivos será norteada pelas seguintes questões
·           Sua família costuma ler jornal
·           Você conhece as partes de um jornal ( colunas)
·           Como é possível produzir um jornal na escola com o auxilio das tecnologias
·           Qual coluna mais lhe agradariam em escrever

6.        JUSTIFICATIVA

Diante das mudanças que estão acontecendo de diversificadas formas, sejam na escrita com a reforma ortográfica, na leitura, nos fatos cotidianos que estamos expostos a todo o momento na política ou economia do país, na incorporação de  novas mídias tecnológicas, entre outros, exige-se novas competências do trabalhador, para que consiga passar para o educando tal aprendizado.

7.                  FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Vivemos em meio a constantes transformações as quais sugere-se que o profissional pense em uma aprendizagem baseada no processo de ação –reflexão- ação, para conquistar objetivos significativos no processo de ensino-aprendizagem.
E assim  é perceptível a importância do conhecimento que o professor deve possuir sobre a realidade em que se encontra a escola, para que assim, possa melhorar de forma significativa sua metodologia de ensino e contribuir de forma efetiva e continuada para o processo de ensino- aprendizagem. De forma que o professor favorece a autonomia do seu aluno, e o trabalho em grupo estimula o confronto de ideias que favorece toda a turma. O “agir” é o verdadeiro estimulador da aprendizagem, que propõe desafios, interroga debates, arquiteta problemas e estimula os alunos a pesquisar para descobrir. O profissional que ensina não é mais visto como proprietário do saber e detentor do conhecimento, mas como personagem crítico na proposição de desafios e encaminhamento de processos de procura, sabendo sempre que “ninguém ignora tudo, e ninguém sabe de tudo”.
E para complementar Luck (1990, p. 15) esclarece:
A concepção de que o professor é a figura chave na escola e de que na sua pessoa está centrada a possibilidade de eficácia do processo educativo é veiculada por vários dos seus analistas [...] Em síntese, a eficácia do processo educativo centra-se no professor: seus conhecimentos, suas habilidades e suas atitudes em relação ao aluno a quem deve motivar.

Assim, cabe ao profissional à eficácia do conhecimento que será adquirido pelo aluno, como também é importante para isso, conhecer as condições sociais, organizacionais, administrativas, didático-pedagógica da escola, como também dos recursos oferecidos, para que desta forma o professor possa estar capacitado a contribuir ou transformar as condições já existentes.
 Uma escola bem organizada e gerida é aquela que cria e assegura as melhores condições organizacionais, operacionais e pedagógico-didáticas de desempenho profissional de professores, de modo que seus alunos tenham efetivas possibilidades de serem bem sucedidos em suas aprendizagens. (LIBÂNEO, 2001 p. 94).
Portanto, uma escola bem organizada também contribui efetivamente no processo de ensino-aprendizagem de seus alunos, pois muito além de ideias inovadoras e diversificados métodos, o profissional precisa do total apoio que a instituição possa lhe oferecer, para melhorar de forma significativa a aprendizagem de seus alunos. Uma vez que os estudantes passaram a ser agentes ativos no processo de aprendizagem através de seu interesse, suas experiências e descobertas, desafiando o professor a inovar suas técnicas de ensino.
E é através de tais descobertas, de um mundo, a cada dia mais conectado com a globalização, que o profissional deve buscar ferramentas, que venham a contribuir no ensino-aprendizagem. Sejam elas de qualquer disciplina o profissional de cada área precisa interagir com seus alunos, usando dos recursos tecnológicos que estiverem disponíveis na escola a fim de obter resultados significativos.
       Conforme artigo da revista Isto É, p 66: “Essa invasão das tecnologias da informação e da comunicação está revolucionando a maneira de ensinar e aprender.” Sendo assim, é perceptível o quanto as tecnologias estão transformando os meios de ensinar e aprender.  Então devido as inevitáveis mudanças que estão surgindo, deve-se usar os recursos de forma diversificada, utilizando o lúdico no processo de ensino-aprendizagem,para que assim a apropriação e abstração dos conteúdos aconteça, dando condições para que os envolvidos no processo educacional se sintam instigados  na criação de atividades interativas que possam servir como auxilio no momento de estudar.   
        E então ciente da necessidade que a habilidade da escrita bem como da leitura é de irrevogável importância no currículo escolar e muitos jovens não são motivados a ler e escrever, devido a diferentes fatores, tal projeto traz contribuições significativas que deverão tornar o momento da escrita e da leitura um momento agradável, vindo a tornar-se um hábito, com a criação coletiva entre a turma e professoras de um jornal estudantil, aliando leitura e escrita com o conhecimento e utilização das tecnologias disponíveis na escola. Utilizando de todos os recursos possíveis, para realizar e ampliar o projeto proposto com fotos, vídeos, gravações, depoimentos entre outros que virão a ser divulgados via on line no blog para que toda a comunidade escolar possa visualizar o trabalho dos alunos. Como também, poderão acompanhar o desempenho de seus filhos e de tudo que acontece na escola. E ainda deverá ser divulgado de maneira impressa no mural da instituição para que todos consigam observar e interagir com o jornal estudantil.
 Ou seja, através de tal atividade o aluno passará a ler para escrever e consequentemente deve escrever sobre o que leu e assim o presente projeto visa a superar o baixo rendimento dos alunos, a partir da melhoria da leitura e da escrita, bem como estimular a expressão oral e produção textual. As matérias publicadas incluem tipos e gêneros textuais diferentes, presentes no convívio social e na vida do aluno: artigos de opinião, poesias, notícias, concursos, acrósticos, charges, dicas (saúde, esporte, trabalho, vivências), recados, bilhetes, cartas, fotos, dicas, crônicas, contos, diários, receitas, entrevistas, histórias em quadrinhos, resenhas (livros, filmes), adivinhações, charadas, desafios que envolvam diversas áreas do conhecimento, entre outros.


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